Tempo de Preparo: 2 horas
Rendimento: 4 pessoas
Eu nunca tinha feito nhoque em casa, e acordei inspirada no domingo para fazer. Comecei a pesquisar algumas receitas aqui nos nossos mil livros, e descobri que 90% dos livros que existem aqui em casa são franceses! Ou seja, nada de nhoque. Pesquisei algumas receitinhas no mundo vasto da internet, e encontrei esta daqui, eu queria alguma receita que tivesse muita batata e pouca farinha. Eis que encontrei e eis que ficou a coisa mais deliciosa do planeta terra. Ah, e o molho foi feito pelo meu marido e ficou divino. O nhoque a quatro mãos ficou sucesso, vem aprender comigo.
Nhoque de batata com molho de frango orgânico
Ingredientes do nhoque:
1 kg de batatas
Noz-moscada a gosto
100 g de farinha de trigo (para jogar na pedra para enrolar e cortar os nhoques)
100 g de farinha (para fazer os nhoques)
1 gema
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite
Ingredientes do molho:
4 sobrecoxas de frango com o osso e a pele
6 dentes de alho
1 colher de sopa de pimenta-do-reino em grão
1 colher e meia de sopa de sal
1 colher de sopa de alecrim
50 ml de aceto balsâmico
2 cebolas médias
3 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de salsinha picada
1 lata de molho de tomate pelado
Modo de Fazer:
Lave as batatas e com a casca, ferva em uma panela por mais ou menos uma hora.
Prepare o molho, enquanto isso. Moa em um pilão, o alho, a pimenta, o sal e o alecrim e depois de moído, acrescente o aceto. Tempere o frango com este tempero e deixe marinar por 20 minutos. Pique a cebola.
Em uma frigideira, jogue o azeite e em seguida o frango e deixe fritar até ficar bem dourado. Jogue a cebola, dê mais uma refogada e jogue uma lata de molho de tomate pelado. Deixe no fogo baixo por uns 20 minutos.
Quando as suas batatas já estiverem macias, passe em uma peneira grande, com a casca mesmo, e amasse bem, até que todas elas passem nos buraquinhos e virem um purê bem lisinho. A casca vai soltar naturalmente neste processo, por isso não precisa ter o trabalho de tirá-las.
Em uma vasilha grande, misture bem com as mãos este purê, a gema, a noz-moscada e o sal.
Em uma pedra limpa, jogue a farinha de trigo e vá moldando o nhoque, até que ele fique bem fininho e comprido, com a espessura de um dedo.
Corte os nhoques com uma faca, na espessura de um dedo. Ferva água em uma panela grande, jogue os seus nhoques lá dentro e espere que eles subam. Isso vai levar em média uns 6 minutos. Imediatamente, jogue em um pirex forrado de gelo, e deixe seus nhoques lá descanando, para que eles parem de cozinhar e depois, em um prato limpo, coloque os nhoques e regue com azeite.
Jogue a salsinha por cima do molho e misture delicadamente aos nhoques.